Solar da Fazenda, João Monlevade

A Fazenda Solar é um marco na História de João Monlevade, sendo o seu mais imponente Monumento Histórico. No conjunto arquitetônico e paisagístico da fazenda, destacam-se também o Museu Monlevade do Ferro e do Aço e o Monumento aos Pioneiros, uma homenagem àqueles que ajudaram a implantar a primeira siderúrgica integrada da América Latina.

Majestosa, confortável e imponente, a construção do século XIX passou a dominar a paisagem à margem do rio Piracicaba. Com varanda nas quatro faces, tanto no nível inferior quanto no superior, o Solar é uma construção marcada também pela segurança de sua estrutura. Em seu interior, há uma bem ornamentada capela, onde, periodicamente, celebravam-se missas e outras atividades religiosas.

Hoje, o espaço pertence e é preservado pela ArcelorMittal Brasil, local onde mantém parte de seu acervo histórico. E devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), recomendamos que busque informações com as autoridades para confirmar horários de visita e lembre-se do isolamento social.







© COPYRIGHT 2018 GESTÃO AMBIENTAL BR-381/MG