Reaproveitamento do asfalto antigo beneficia aplicação de novo pavimento na BR-381


O DNIT, juntamente com o Consórcio Brasil-Mota-Engesur, responsável pelas obras de Duplicação e Melhoramentos do Lote 7 da BR-381/MG Norte, está implementando um processo de reaproveitamento de concreto betuminoso (pavimento flexível/asfalto) para a fabricação do novo pavimento da rodovia, que será em concreto rígido.


O material existente nas pistas que serão removidas é quebrado por um trator, carregado e transportado até o Sistema de Britagem instalado ao lado do canteiro de Obras do Consórcio em Roças Novas (Caeté) e posteriormente utilizado no processo produtivo da Usina de Concreto, saindo como matéria prima adequada para a execução da sub-base do pavimento rígido ao longo da obra.

Apesar de o reaproveitamento estar em fase de testes, já foram removidas cerca de 143 mil toneladas de asfalto da rodovia existente (91 mil toneladas de setembro a dezembro/17 e 52 mil toneladas entre janeiro e abril/18).


A reutilização é muito importante no que tange ao volume total de resíduos gerados na obra; sem o reaproveitamento, este material seria disposto em aterros de resíduos da construção civil classe A, o que demandaria grandes áreas e volumes de aterro. Esta nova prática, além de reduzir a disposição do material em aterros, minimiza a utilização de novas matérias primas, o que contribui para a conservação do ambiente e para o desenvolvimento sustentável.


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