Programa de Educação Ambiental da BR-381/MG alcançou 8,5 mil pessoas em ações

07/2022– O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) já alcançou 8.572 pessoas em ações do Programa de Educação Ambiental, nas obras de duplicação da BR-381/MG. Realizado desde 2015, o programa trabalha em ações, atividades, campanhas, blitzes e conversas com trabalhadores do empreendimento, alunos de escolas públicas e motoristas (usuários, profissionais de transporte de cargas e passageiros). Também já foram visitados cerca de 744 estabelecimentos comerciais de vários segmentos, para levar conteúdo de conservação e sensibilização ambiental.

As atividades são executadas pela equipe do consórcio Skill-MPB Engenharia, Gestora Ambiental contratada pelo DNIT para as obras de duplicação da BR-381/MG. Do total de pessoas alcançadas pelas ações do PEA, 6.582 são trabalhadores, 772 são alunos e 1.218 são motoristas. Por conta das restrições de interação social trazidas pela pandemia de Covid-19, a quantidade de pessoas alcançadas pelas ações do PEA foi limitada, atendendo as normas de segurança e higiene vigentes em todo o país.

De junho de 2020 a junho deste ano, referente as atividades aos operários, a Gestora Ambiental realizou 51 campanhas educativas e 5 blitzes contemplando temas como prevenção ao mosquito Aedes aegypti, gerenciamento de resíduos sólidos, segurança no trânsito e conscientização sobre doença sexualmente transmissíveis, a importância do uso de máscaras. Além disso, intervenções educativas nos ônibus das empresas envolvidas foram realizadas através do envio de cartazes a serem fixados com orientações importantes quanto a Dengue e ao coronavírus (Covid-19).

Quanto as atividades para a comunidade lindeira foram executadas campanhas educativas em 18 municípios diferentes nos lotes em obras e ainda em pista simples, 64 estabelecimentos comerciais diferentes, sendo que os temas envolvidos foram sensibilização ambiental, cuidados contra queimadas, segurança no trânsito durante as férias e o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Além disso foram realizadas 19 reuniões com setores de Saúde e Segurança no Trabalho das empresas construtoras, 27 Diálogos de Segurança (DDS), sete palestras ou ações diretas, entrega de um boletim informativo em cinco prefeituras, uma distribuição de materiais para profissionais de transporte de cargas ou pessoas.

Para escolas foram distribuídos e-mails com conteúdo compartilhado de links externos, distribuídos links para oito vídeos, entrega online de links para três revistinhas de atividades e informações, cinco podcasts e cadastro de 51 escolas.

A parceria do Programa de Educação Ambiental com o Programa de Comunicação Social permite a criação de novos produtos para interação com estudantes e trabalhadores. Enquanto a interação com esses públicos estiver prejudicada pela pandemia, as ações de EA vão seguir esta linha, sempre diversificando os produtos oferecidos para estudantes, professores e trabalhadores.