Programa de Educação Ambiental da BR-381/MG alcançou 5,8 mil pessoas em ações

25/06/2021 – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) já alcançou 5.851 pessoas em ações do Programa de Educação Ambiental, nas obras de duplicação da BR-381/MG. Realizado desde 2015, o programa trabalha em ações, atividades, campanhas, blitzes e conversas com trabalhadores do empreendimento, alunos de escolas públicas e motoristas (usuários, profissionais de transporte de cargas e passageiros). Também já foram visitados cerca de 548 estabelecimentos comerciais de vários segmentos, para levar conteúdo de conservação e sensibilização ambiental.

As atividades são executadas pela equipe do consórcio Skill-MPB Engenharia, Gestora Ambiental contratada pelo DNIT para as obras de duplicação da BR-381/MG. Do total de pessoas alcançadas pelas ações do PEA, 3.961 são trabalhadores, 772 são alunos e 1.118 são motoristas. Por conta das restrições de interação social trazidas pela pandemia de Covid-19, o número de alunos e motoristas se mantem igual desde meados de 2020, quando as atividades – principalmente para escolas, focaram práticas de envio e compartilhamento de materiais online.

De junho de 2020 a junho deste ano, referente as atividades aos operários, a Gestora Ambiental realizou 21 campanhas educativas e 5 blitzes contemplando temas como prevenção ao mosquito Aedes aegypti, gerenciamento de resíduos sólidos, segurança no trânsito e conscientização sobre doença sexualmente transmissíveis, a importância do uso de máscaras. Além disso, intervenções educativas nos ônibus das empresas envolvidas foram realizadas através do envio de cartazes a serem fixados com orientações importantes quanto a Dengue e ao coronavírus (Covid-19).

Quanto as atividades para a comunidade lindeira foram executadas campanhas educativas em 13 municípios diferentes nos lotes em obras e ainda em pista simples, 31 estabelecimentos comerciais diferentes, sendo que os temas envolvidos foram sensibilização ambiental, cuidados contra queimadas, segurança no trânsito durante as férias e o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Além disso foram realizadas 11 reuniões com setores de Saúde e Segurança no Trabalho das empresas construtoras, 16 Diálogos de Segurança (DDS), três (03) palestras ou ações diretas, instaladas 21 urnas em novos locais, entrega de um boletim informativo em cinco prefeituras, uma distribuição de materiais para profissionais de transporte de cargas ou pessoas.

Para escolas foram distribuídos e-mails com conteúdo compartilhado de links externos, distribuídos links para oito vídeos, entrega online de links para três revistinhas de atividades e informações, cinco podcasts e cadastro de 51 escolas.

A parceria do Programa de Educação Ambiental com o Programa de Comunicação Social permite a criação de novos produtos para interação com estudantes e trabalhadores. Enquanto a interação com esses públicos estiver prejudicada pela pandemia, as ações de EA vão seguir esta linha, sempre diversificando os produtos oferecidos para estudantes, professores e trabalhadores.

Com pandemia, trabalhadores têm ações diferenciadas na BR-381/MG – As restrições de contato social desencadeadas pela pandemia de Covid-19 têm reorganizado a realização das oficinas de Educação Ambiental para trabalhadores envolvidos na duplicação da BR-381/MG. As palestras com plateia, em locais fechados, foram substituídas pelos Diálogos Diretos de Segurança (DDS), com foco em públicos menores ou individualmente, em conversa direta com cada trabalhador.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) tem realizado os DDS através da equipe do PEA da Gestora Ambiental. Os DDS são realizados num formato mais dinâmico e direto com os trabalhadores. Essa é uma forma de interação mais rápida e tenta abordar um assunto específico e direto com os trabalhadores. Em tempos de pandemia, esse método de interação empregado garante o distanciamento social.