Opções de turismo em Belo Horizonte - Borboletário da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica

BR-381/MG, Programa de Apoio às Atividades de Turismo e Lazer

13/09/2021 – Somado aos programas e subprogramas socioambientais, desenvolvidos pelo DNIT na duplicação da BR-381/MG, o Programa de Apoio às Atividades de Turismo e Lazer ajuda a promover e desenvolver este segmento nos municípios vizinhos ao empreendimento. Assim, a melhor e mais segura trafegabilidade feita pelas pistas duplicadas e obras de arte especiais, aliada à nova configuração de sinalização rodoviária – dinâmica e com maior capacidade de orientação nas viagens – traz ao setor turístico e de entretenimento a possibilidade de expansão, dentro dos limites sanitários trazidos pela pandemia de Covid-19.

A capacidade de crescimento do setor está baseada na diversidade de opções, locais e atrações disponíveis, no segmento compreendido pelo empreendimento. A BR-381 está em obras de expansão entre Governador Valadares a BH. Na capital mineira, uma dessas opções de visitação é o Borboletário da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. Trata-se do único recinto em que as pessoas podem ficar rodeados por borboletas e mariposas e ter a impressão de estar em meio a um jardim de cores suspensas.

O local é composto, pelo Laboratório, onde são mantidas as formas juvenis das borboletas – ovos, lagartas e pupas – e pelo Viveiro para a Produção de Plantas, onde são cultivadas espécies que servem de alimentos para as lagartas e suas formas juvenis.

A visita pode ser considerada um importante espaço para o desenvolvimento de ações de educação ambiental voltadas para a conservação da fauna, porque o visitante aprende a conviver com as diferenças. Além disso, o local é também motivo de reflexão sobre a importância da conservação e da manutenção dos ambientes naturais para se alcançar o equilíbrio entre os seres.

O Borboletário fica aberto de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 11h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 12h e 14h às 16h. O endereço é avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000, Portaria I. Mais informações estão disponíveis pelos telefones 3277-7284 e 3277-7286.