Motoristas e pedestres devem redobrar atenção com alterações na BR-381/MG, em Roças Novas

26/10/2020 - As obras de duplicação e modernização da BR-381/MG executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) seguem a todo vapor, requerendo atenção redobrada e cautela de motoristas, pedestres e usuários de transporte coletivo, principalmente no acesso a Roças Novas e Taquaraçu de Minas, em Caeté. A passagem superior (PI) foi liberada recentemente, mas o segmento permanece em obras, com trabalhos pontuais ocorrendo nas vias laterais e acessos ao aglomerado urbano.

Para finalizar a construção da segunda pista sob a passagem, há trabalhadores e equipamentos em circulação no km 419,4 (Roças Novas), na construção das vias laterais, finalizações estéticas, trabalhos em taludes e sistemas de escoamento pluvial (sarjetas para água das chuvas). Os usuários do transporte coletivo devem ficar atentos, pois os pontos embarque/desembarque estão dispostos e sinalizados de forma provisória, aguardando o término de todas as obras nesse trecho.

Os motoristas também devem observar a sinalização provisória para fazer o acesso ou a saída de Roças Novas pelas alças laterais e pela passagem superior, e ficar atentos no acesso à Taquaraçu de Minas, onde a sinalização está sendo instalada. Os pedestres, por sua vez, devem ter atenção constante com a atuação das equipes, que seguem com a execução de trabalhos em todo o entorno da passagem.

Alterações no trânsito para obras - A liberação parcial da passagem superior de acesso a Roças Novas foi necessária para finalizar a construção da segunda pista no km 419,4, pertencente o lote 7 de duplicação. Em paralelo, o DNIT finaliza todas as outras obras necessárias nesse segmento.

Por enquanto, o tráfego de veículos segue pelo vão inferior da passagem, sendo que a estrutuura elevada serve para o trânsito local, manobra de retorno e acesso ou saída de Roças Novas/Taquaraçu de Minas. Nesse trecho, a liberação de pista segue com tráfego em duplo sentido, para construção da segunda pista.

Com a liberação parcial da PI de Roças Novas, o tráfego na rótula fica assim configurada:

· Sentido Belo Horizonte – Roças Novas: tráfego permanece pela pista antiga;

· Sentido Belo Horizonte – Taquaraçu de Minas: o motoristas deve seguir até Roças Novas, virar à esquerda passando pela pista elevada da PI. Após, virar à esquerda e descer até o trevo de Taquaraçu de Minas;

· Sentido João Monlevade – Roças Novas: o motorista deve se manter à direita, acessando o ramo e, ao chegar a PI, virar à esquerda;

· Sentido João Monlevade – Taquaraçu de Minas: o motorista deve se manter à direita, no sentido Roças Novas e seguir até o trevo de Taquaraçu de Minas.

Com informações do DNIT e do consórcio Skill-MPB Engenharia.




© COPYRIGHT 2018 GESTÃO AMBIENTAL BR-381/MG