Gestão Ambiental realiza campanha de combate à dengue às margens da BR-381

A ação incentiva comerciantes lindeiros e população a buscar meios de evitar a propagação do mosquito Aedes aegypti, além de orientações sobre prevenção da doença


Diante dos recorrentes casos de Dengue, Zika e Chikungunya que afetam o nosso país todos os anos, e com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de coibir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Gestão Ambiental das obras da BR-381/MG realizou durante os meses de Fevereiro e Março a campanha “Todos Contra o Mosquito”.


O objetivo da campanha é sensibilizar a população quanto à existência de possíveis focos do mosquito em casa, nos estabelecimentos comerciais e no bairro onde moram, reforçando a importância em atitudes de prevenção. Entre elas, tampar e lavar semanalmente recipientes com água, manter a caixa-d’água sempre fechada, cobrir os pratinhos de vasos com areia e ficar atento ao lixo e materiais que possam acumular água.


A ação realizada pelos programas de Educação Ambiental e Comunicação Social abrangeu os estabelecimentos comerciais lindeiros à rodovia BR-381/MG, desde Governador Valadares a Belo Horizonte. Ainda foi realizada intervenção com os moradores da região de Roças Novas, em Caeté, área selecionada após reunião com responsáveis pelo setor de saúde de cidade.


Surto

Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam que a incidência de dengue aumentou mais de 470% em 2019, em Minas Gerais. Neste ano, até o dia 10 de março, já haviam 25.877 casos prováveis de dengue, segundo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde.


Veja abaixo algumas atitudes que podemos tomar no nosso dia a dia para evitar as doenças e a proliferação do mosquito.


© COPYRIGHT 2018 GESTÃO AMBIENTAL BR-381/MG