Educação Ambiental na BR-381/MG desenvolve podcasts para escolas durante pandemia

10/09/2021 – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está usando podcasts para levar Educação Ambiental para alunos de escolas públicas de Minas Gerais, próximas das obras de duplicação da BR-381. Por conta da pandemia de Covid-19, os alunos estão tendo aulas remotas e, assim, ações pontuais como oficinas ambientais não podem ser feitas nas escolas.

Para encurtar essa distância, a equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA) está usando os arquivos de áudio para levar aos alunos e professores conteúdos sobre sensibilização ambiental. Os temas focam os cuidados com a natureza, redução no consumo, reciclagem de lixo e os riscos das queimadas. A equipe faz parte dos técnicos do consórcio Skill-MPB Engenharia, Gestora Ambiental contratada pelo DNIT para atuar na duplicação da rodovia federal.

De maio até agosto foram produzidos 12 podcasts pela equipe do PEA, com produção e edição feitas pelo Programa de Comunicação Social, parceiro de atividades. Os arquivos de áudio, em formato .MP3, são enviados para mais de 50 escolas públicas e tem como objetivo sensibilizar e capacitar alunos do 7º ano do ensino fundamental a serem agentes de construção do novo cenário ambiental trazido pela obra.

Além das escolas, o podcasts também são enviados para empresas de comunicação, motoristas inscritos no site (br381mg.com.br), transportadores de carga e pessoas, agentes políticos, gestores públicos, autarquias e órgãos públicos, atendendo às diretrizes do Plano de Controle Ambiental (PCA). Segundo a Educadora Ambiental do consórcio, Daniela Gonçalves, os podcasts ajudam a complementar os outros produtos de mídia já distribuídos. “Com esse material podemos levar mais informações para os alunos e professore, complementando os materiais gráficos e vídeos disponibilizados por link”, afirma.

A meta do DNIT e da Gestora Ambiental é disponibilizar um arquivo de podcast por semana às escolas e ao público em geral. Os arquivos já editados podem ser ouvidos no link www.br381mg.com.br/programetes ou em https://www.instagram.com/br381mg.