Educação Ambiental na BR-381 cria alternativas para estudantes e trabalhadores, em tempo de pandemia

31/08/2020 - As ações para Educação Ambiental, previstas pelo Plano de Controle Ambiental (PCA) da duplicação na BR-381/MG, têm criado alternativas para interagir com estudantes e trabalhadores, durante as restrições impostas pela pandemia de Covid-19. As oficinas não param, porém, com interação humana restrita e o uso de materiais online como ponte para a transmissão de conteúdo.

As limitações de contato e isolamento social fez com que o DNIT e o consórcio Skill-MPB (Gestora Ambiental) desenvolvessem mecanismos de interação capazes de levar o conteúdo sobre preservação ambiental e segurança no trabalho para o público-alvo do programa. Para os trabalhadores envolvidos no empreendimento, os Diálogos Diretos de Segurança (DDS) vêm substituindo as palestras em locais fechados.

Para os estudantes em isolamento social, são criados produtos de mídia, como o lançamento de uma revistinha de atividades online, disponibilização de material consultivo sobre Educação Ambiental para professores e material informativo online, como o cartaz eletrônico sobre compostagem. A disponibilidade de todos os materiais é feita via links disponíveis no site 381mg.com.br, uma das principais ferramentas para interação.

De acordo com a educadora ambiental Daniela Gonçalves, da Gestora Ambiental, a inclusão digital trouxe consigo a possibilidade de aprendizado à distância, disseminação de conteúdos diversificados, a comunicação e diversos outros benefícios. " Neste sentido, o momento a qual vivemos, demandou de maneira nunca antes vista o uso da tecnologia, e sua aplicabilidade tem se mostrado eficaz na medida do possível", afirma. Desta forma, complementa Daniela, é imprescindível que a conscientização humanitária das futuras gerações por meio da Educação Ambiental tenha continuidade, visto a possibilidade do uso da tecnologia em prol da educação e ao meio ambiente.

A parceria do Programa de Educação Ambiental com o Programa de Comunicação Social permite a criação de novos produtos para interação com estudantes e trabalhadores. O novo canal em produção é a edição de vídeos curtos com dicas ambientais, desenvolvidos pela gestora. Assim como os vídeos, todos os materiais disponíveis são gratuitos e desenvolvidos para atender as necessidades de conhecimento dos públicos-alvo do programa de EA.

Enquanto a interação com esses públicos estiver prejudicada pela pandemia, as ações de EA vão seguir esta linha, sempre diversificando os produtos oferecidos para estudantes, professores e trabalhadores.





© COPYRIGHT 2018 GESTÃO AMBIENTAL BR-381/MG