Ecoturismo em Antônio Dias

Devido a pandemia de coronavírus e necessidade de distanciamento social, viagens a curta distância se tornaram mais atrativas. Para um cenário pós-pandemia o ecoturismo é uma aposta do Observatório do Turismo de Minas Gerais, devido ao contato com a natureza, muitas vezes suprimido durante o isolamento social, e a possibilidade de deslocamento com veículo de passeio. Além disso, para ambientes externos bem ventilados e com baixa ocupação, o risco de transmissão de Covid-19 varia de baixo a médio.

O IEF define o ecoturismo como o segmento que considera viagens a áreas naturais como uma atividade responsável, que incentiva a conservação do patrimônio natural, cultural, promove o bem-estar das populações locais e a consciência ambiental nos turistas. Portanto, ao apreciar a natureza, lembre-se: se não cuidar, vai faltar. Faça uso responsável dos recursos naturais, e quando for embora leve seu lixo com você.


Dicas

· Verifique a previsão do tempo antes de sair de casa, e em caso de chuva saia da cachoeira.

· É necessário o distanciamento entre as pessoas para evitar a propagação do coronavírus, não aglomere.

· Não frequente espaços públicos recreativos caso esteja diagnosticado ou com sintomas da Covid-19.

· Use filtro solar.


Cachoeira da Prainha

A cachoeira está localizada no Ribeirão da Prainha, na estrada de acesso a Hematita, a 22 km da prefeitura municipal de Antônio Dias. Conforme informações da página www.minasgerais.com.br, o local possui um paredão rochoso de mais de 100 metros, e é possível realizar campismo selvagem.


Cachoeira da Prainha – Fonte: https://www.camaraantoniodias.mg.gov.br/turismo


Cachoeira do Escorpião

A Cachoeira do Escorpião está a 40 km de Antônio Dias via BR-381/MG, e possui boa localização e acesso. No local são realizadas trilhas por alguns ciclistas.


Cachoeira do Escorpião – Fonte: acervo pessoal


Cachoeira da Crioula - Curriola

De acordo com informações da página www.minasgerais.com.br, esta cachoeira, localizada na Comunidade de São José da Barrinha e a cerca de 20 km da sede do Município de Antônio Dias, possui duas quedas d’água, subdivididas em dois desníveis naturais. Nela é desenvolvida a prática de rapel.


Cachoeira da Curriola – Fonte: acervo pessoal


Quer mais sugestões? Nesse post aqui demos dicas do ecoturismo em Barão de Cocais.