DNIT usa carro de som em campanha contra o mosquito transmissor da dengue, na BR-381/MG

09/12/2020 - O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) tem usado carro de som para alerta às cidades mineiras próximas das obras de duplicação na BR-381/MG em campanha contra o mosquito transmissor da dengue. A ação vem sendo feita nesta semana e alcança moradores de São Gonçalo do Rio Abaixo, Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Nova União e Caeté.

Esta ação faz parte de uma campanha maior coordenada pela autarquia, sendo produzida e organizada pelo consórcio Skill-MPB Engenharia, Gestora Ambiental das obras de duplicação. O objetivo do carro de som é levar mensagens de sensibilização a moradores lindeiros ao empreendimento sobre cuidados para evitar focos do mosquito Aedes Aegypti, vetor de transmissão da dengue. A mensagem também repassa o site da gestão ambiental como fonte de informações, onde um dos banners direciona o acesso para a página inicial da Agência Nacional Saúde Suplementar, dedicada ao combate ao mosquito.

A campanha contra a dengue, realizada pelo DNIT e pela Gestora Ambiental traz cartazes, colados em pontos de maior circulação de moradores e usuários da BR-381/MG além da distribuição de panfletos com cuidados básicos e adesivos para motoristas e transportadores de carga. As atividades se completam com vídeo institucional (postado no site da gestora) e programetes de rádio. O Programa de Educação Ambiental (PEA) também trabalha com profissionais nas frentes de obras e canteiros, chegando aos vários níveis funcionais envolvidos na duplicação.

Para levar as informações necessárias e criar sensibilização a todos os segmentos sociais que fazem parte da duplicação da BR-381/MG, o DNIT e o consórcio gestor ambiental realizam a campanha contra a dengue por etapas. Primeiro aconteceu a colagem de cartazes, depois a distribuição de panfletos e adesivos, a conversa com trabalhadores e, agora, a divulgação pelo carro de som.

Essas atividades são possíveis através da parceria entre os programas ambientais de Educação Ambiental e Comunicação Social, que possibilita um alcance maior na divulgação dos cuidados, visto que enquanto a comunicação faz a divulgação pelas mídias (para um público geral), o PEA trabalha em estratos mais específicos e direcionado.

Esta campanha desenvolvida pelo DNIT é importante para somar esforços contra a dengue, principalmente para as áreas próximas à BR-381. Em 2019, Minas Gerais foi um dos estados brasileiros com o maior número de casos confirmados de dengue, com 471.165 casos e 117 mortes.





© COPYRIGHT 2018 GESTÃO AMBIENTAL BR-381/MG