DNIT inicia ações para sensibilizar trabalhadores na BR-381/MG contra a dengue

Atualizado: Nov 11

10/11/2020 - O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vem realizando desde a semana passada ações para sensibilizar trabalhadores das obras de duplicação na BR-381/MG sobre riscos e cuidados contra a dengue. Esse trabalho é feito através de Diálogos Diretos de Segurança (DDS) com profissionais das frentes de obras e, também, da área administrativa e de engenharia.

A campanha é realizada pelo consórcio Skill-MPB Engenharia, Gestora Ambiental do empreendimento através da Equipe de Educação Ambiental. Esta foi a primeira ação desta campanha e aconteceu no canteiro de obras da construtora do lote 7, responsável pelo trecho de duplicação entre os municípios mineiros de Caeté ao limite entre Barão de Cocais e São Gonçalo do Rio Abaixo, na sexta-feira, 06. O conteúdo discutido com os profissionais focou os sintomas da dengue e as formas de prevenção ao mosquito transmissor da doença.

Os DDS's são parte das ações que o DNIT e a Gestora Ambiental realizam em conjunto para evitar a disseminação da dengue em canteiros de obras e comunidades lindeiras à BR-381/MG, nos trechos em duplicação. Em outra frente, o Programa de Comunicação Social produz campanhas informativas para comunidades, escolas, usuários e trabalhadores, trabalhando em parceria à EA.

As ações são divididas em duas frentes de atuação, uma focada na divulgação de informações através dos produtos de mídia oferecidos pelo Programa de Comunicação Social da obra e outra frente em atividades do Programa de Educação Ambiental. Artes gráficas estão sendo produzidas, na forma de cartazes, folders, materiais para internet, vídeos e programetes de rádio para transmitir conteúdo sobre cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Em 2019, Minas Gerais foi um dos estados brasileiros com o maior número de casos confirmados de dengue, com 471.165 casos e 117 mortes. Já em 2020, até 11 de agosto já haviam sido contados 81.619 casos suspeitos com confirmação de 53.089 pessoas contaminadas. Por isso, ações de comunicação e sensibilização de segmentos sociais diretamente relacionados com a duplicação da BR-381/MG se torna uma ação importante e necessária.





© COPYRIGHT 2018 GESTÃO AMBIENTAL BR-381/MG