DNIT e Gestora Ambiental da BR-381/MG participam de plantio de árvores

09/06/2021 – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) participou do plantio de árvores para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, no sábado, 05 de junho, na Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Nova União (Unicicla). A autarquia foi representada pela educadora ambiental Daniela Gonçalves, da equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA) do Consórcio Skill-MPB Engenharia, Gestora Ambiental contratada para as obras de duplicação na BR-381/MG.

A Gestora Ambiental e a associação trabalham em algumas parcerias de conteúdo socioambiental, dentro do PEA e do Programa de Comunicação Social do empreendimento, que são distribuídos para escolas lindeiras da rodovia federal – em arquivos online. A gestora também produziu um minidocumentário sobre a Unicicla, mostrando as atividades realizadas ao longo da BR-381, principalmente nos lotes em obras, para coleta e reciclagem do lixo doméstico. Esse material é recolhido, processado e vendido, trazendo equilíbrio ambiental e inclusão social.

O plantio de mudas – arbustivas e frutíferas, aconteceu na sede da associação, em Nova União. O DNIT e a Gestora Ambiental fizeram parte da ação seguindo o calendário de atividades para o Junho Ambiental, mês internacional dedicado à proteção ao meio ambiente. Além dessa atividade estão previstas uma série de materiais gráficos para uso online, através das ferramentas de Comunicação Social da gestora, destinados para todos os públicos englobados pelo PCS e pelo Programa de Educação Ambiental.

Além disso, o DNIT também prepara cinco vídeos, tratando dos programas ambientais de Monitoramento da Qualidade das Águas, Controle da Qualidade do Ar, Controle de Vibrações e Ruídos, Resgate de Flora e o Desafio Ambiental. Destes mesmos temas estão sendo produzidos podcasts, para distribuição aos meios de comunicação regionais e, também, disponibilizados no site da Gestora Ambiental.

As atividades previstas serão realizadas durante todo o mês de junho, com datas e horários podendo ser alterados. O objetivo do trabalho é reforçar todo o conjunto de ações realizado pelo DNIT e Gestão Ambiental da BR-381/MG ao longo dos últimos anos, atendendo os trabalhadores, as escolas, as comunidades e os usuários da rodovia federal, na sensibilização ambiental.

Durante o plantio das mudas na Unicicla, todas as normas de convivência social, segurança e higiene durante a pandemia de Covid-19 foram mantidas pelos participantes.