DNIT e Gestora Ambiental conversam com trabalhadores da BR-381/MG sobre meio ambiente

11/05/2021 – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vem conversando, nos últimos dias, com trabalhadores envolvidos na duplicação da BR-381, em Minas Gerais, para discutir cuidados, sensibilização e preservação do meio ambiente. As conversas são realizadas pela equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA) do consórcio Skill-MPB Engenharia, contratado pela autarquia para a Gestão Ambiental do empreendimento.

Os encontros, feitos de forma individual ou em pequenos grupos, são uma mescla dos trabalhos executados dentro do PEA e atividades do Junho Ambiental, série de ações preparadas pelo DNIT e consórcio para celebrar o Mês Mundial do Meio Ambiente. Até o final deste mês serão realizadas uma série de atividades, lançamento de campanhas e distribuição online de materiais gráficos, vídeos e podcasts de conteúdo ambiental.

Os Diálogos Diretos de Segurança (DDS) foram realizados com trabalhadores das obras complementares no lote 7 (Caeté ao limite entre Barão de Cocais e São Gonçalo do Rio de Baixo) e levantaram questões como os problemas ambientais gerados pelo lixo nos ecossistemas próximos das obras, as ações para reduzir os impactos da construção sobre a natureza, entre outros. Além disso os cuidados com segurança individual e higiene durante a pandemia de Covid-19 também foram abordados.

As limitações de contato e isolamento social impostas pela pandemia fez com que o DNIT e o consórcio Skill-MPB Engenharia (Gestora Ambiental) desenvolvessem mecanismos de interação capazes de levar o conteúdo sobre preservação ambiental e segurança no trabalho para os trabalhadores. Nesse caso, os Diálogos Diretos de Segurança (DDS) vêm substituindo as palestras em locais fechados.

Essa é uma forma de interação mais rápida e tenta abordar um assunto específico e direto com os trabalhadores. Em tempos de pandemia, esse método de interação empregado garante o distanciamento social. Em todas as oficinas, os conteúdos apresentados possibilitam que os trabalhadores reflitam sobre atitudes e valores relacionados às questões ambientais, sendo capazes de avaliar os impactos produzidos no meio ambiente e na sociedade.