DNIT e Gestora Ambiental ampliam campanha contra dengue na BR-381/MG

01/12/2021 – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o consórcio Skill-MPB Engenharia, contratado para gestão ambiental na duplicação da BR-381/MG, dão continuidade nesta semana, para ações contra a dengue. O foco desta etapa da campanha é o alerta quanto aos cuidados para proliferação do mosquito vetor da doença, com distribuição de material gráfico em comunidades lindeiras e locais com circulação de pessoas.

O trabalho de distribuição do material gráfico é feito em todos os lotes e, também, nas frentes de obras. Nas redes sociais da gestão ambiental a campanha já havia começado no início de novembro, com postagens de alerta quanto ao risco da doença. O mote da campanha deste ano enfatiza que, com a pandemia de Covid-19, também é preciso dar atenção à dengue, evitando a proliferação do mosquito transmissor. O material gráfico, fixado em locais públicos, traz oito ações básicas para evitar a criação de larvas do inseto, como manter a caixa d’água fechada, não deixar água acumular sobre lajes, manter as calhas limpas, entre outros.

A autarquia realiza as ações em combate à dengue com atividades que mesclam trabalhos do Programa de Educação Ambiental com produtos do Programa de Comunicação Social. A ideia é interagir com as comunidades lindeiras, usuários da rodovia federal, trabalhadores e as escolas para evitar criadouros do mosquito Aedes Aegipty, transmissor da doença.

Esta campanha desenvolvida pelo DNIT é importante para somar esforços contra a dengue, principalmente para as áreas próximas à BR-381. Em 2020 foram registrados 979.764 casos em todo o país, sendo Minas Gerais o terceiro estado com maior incidência da doença, com 84.085 casos. Até agosto de 2021 o Ministério da Saúde registrou 440.012 em todo o território nacional, com 20.235 casos apontados em Minas Gerais.