DNIT amplia relação com usuários e moradores lindeiros da BR-381/MG através de campanhas

04/01/2021 – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vem ampliando a relação com usuários e moradores lindeiros da BR-381/MG, em obras para duplicação, através de campanhas educativas. Os temas encampados pela autarquia vão desde a segurança no trânsito, Educação Ambiental e cuidados com transmissão de doenças, como a dengue. As ações são realizadas pelo consórcio Skill-MPB Engenharia, Gestora Ambiental do Empreendimento, através dos Programas de Educação Ambiental e Comunicação Social.

Desde julho passado, as ações de sensibilização e informação coordenadas pelo DNIT na BR-381 seguem as orientações de segurança e higiene impostas pela pandemia de coronavírus. Por isso, as campanhas realizadas são, na maioria, de comunicação visual, utilizando cartazes, panfletos, adesivos e artes gráficas para redes sociais e dispositivos de telefonia móvel. A interação humana é limitada nas blitzes, sempre mantendo o distanciamento social necessário.

Com pautas que passaram pela divulgação do Serviço 0800 (Linha Direta), cuidados nas travessias urbanas, cuidados nas frentes de obras contra a Covid-19 e ações contra queimadas, são destacadas, ainda, campanhas temáticas como a Semana do Trânsito, Dia da Árvore, Outubro Rosa e Novembro Azul, chegando nas campanhas contra depredações e para segurança no trânsito durante a temporada de verão.

A forma de realização das campanhas tem como base a produção de peças gráficas, principalmente cartazes, e a fixação deles em locais com grande circulação de pessoas, como postos de combustíveis, restaurantes e lanchonetes. O raio de ação alcança todos os lotes, ao longo do trecho entre Governador Valadares a Belo Horizonte. Ações em comunidades e canteiros de obras também são executadas.

O público-alvo das ações coordenadas pelo DNIT focam os usuários da BR-381, sejam eles motoristas ou transportadores de cargas/passageiros, as comunidades lindeiras, as escolas (em aulas não presenciais) e os profissionais envolvidos nas obras de expansão rodoviária. As ações diretas são realizadas pela equipe de Educação Ambiental da Gestora, que mantem as atividades e oficinas para os trabalhadores em paralelo das campanhas externas.

Segundo a educadora ambiental Daniela Aparecida Rocha Gonçalves, a continuidade das campanhas é necessária, visto que as obras avançam e as pessoas envolvidas no empreendimento precisam de informações e sensibilização. “Nossa meta é sempre envolver mais e mais pessoas. Por isso, levamos as campanhas ao maior número de locais possível, sempre respeitando as condições impostas pela pandemia”, garante. Em 2021, as atividades vão continuar, afirma Daniela.

Para isso, novas campanhas estão sendo organizadas e produzidas para os próximos meses, nos mesmos moldes das ações já realizadas.




© COPYRIGHT 2018 GESTÃO AMBIENTAL BR-381/MG