DNIT amplia diálogo com comunidades lindeiras da BR-381/MG através da Educação Ambiental

09/07/2021 – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) amplia as ações e diálogos com moradores das comunidades lindeiras das obras de duplicação na BR-381/MG, nos últimos 12 meses. Com a pandemia de Covid-19 essas atividades tiveram que ser redesenhadas para evitar aglomerações, mas, mesmo assim, alcançar todo o público proposto pelo Plano de Controle Ambiental (PCA).

Nos últimos dois semestres o consórcio Skill-MPB Engenharia, Gestora Ambiental contratada pelo DNIT, realizou 21 campanhas educativas e cinco blitzes contemplando temas como prevenção ao mosquito Aedes aegypti, gerenciamento de resíduos sólidos, segurança no trânsito, conscientização sobre doença sexualmente transmissíveis e a importância do uso de máscaras para prevenção ao coronavírus. As atividades foram desenvolvidas e realizadas pelo Programa de Educação Ambiental do empreendimento.

As campanhas foram focadas na distribuição de materiais gráficos sem circulação entre pessoas, como cartazes e faixas. As blitzes também tiveram interações individuais, principalmente entre motoristas de carga e transporte de pessoas que circulam pela BR-381, nos trechos em duplicação. Para a produção destes materiais, o PEA tem a parceria com o Programa de Comunicação Social. Essas ações foram desenvolvidas em 31 estabelecimentos comercias nos últimos dois semestres, num total de 548 pontos diferentes em três anos.

Outra forma de interação com as comunidades é a distribuição de materiais para escolas no formato de links, vídeos e podcasts. Assim, professores e alunos conhecem mais sobre as obras de duplicação em andamento, criam sensibilização ambiental e continuam no ambiente escolas online as oficinas presenciais que eram realizadas antes da pandemia. São cerca de 51 escolas cadastradas que recebem os materiais da Gestão Ambiental.

Em ações com comunidades foram reunidas 1.890 pessoas entre 2018 e 2021, sendo que 1.118 são motoristas e 772 são alunos de escolas públicas. Ao todo, o PEA reuniu 5.851 pessoas nos últimos três anos, alcançados nas diversas ações organizadas pelo programa.

A parceria do Programa de Educação Ambiental com o Programa de Comunicação Social permite a criação de novos produtos para interação com as comunidades, motoristas, estudantes e trabalhadores. Enquanto a interação com esses públicos estiver prejudicada pela pandemia, as ações de EA vão seguir com trabalhos diferenciados, sempre diversificando os produtos oferecidos para todos os atores sociais alcançados pelo empreendimento.