Com tempo instável, transite com atenção redobrada pela BR-381/MG

02/12/2020 – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) pede a todos os usuários da BR-381/MG que tenham atenção quanto ao trânsito por trechos já duplicados ou em obras de duplicação quando o tempo estiver instável. Em dias chuvosos, a visibilidade dos motoristas fica comprometida e os cuidados precisam ser redobrados para evitar acidentes.

Para isso, é preciso manter os faróis baixos acessos, pois além de melhorar a visibilidade das faixas de rolagem, possibilita que outros usuários possam visualizar seu veículo. Mantenha distância do veículo da frente dependendo da velocidade, 15 a 20 metros é uma distância segura. Reduza a velocidade, principalmente nos desvios da rodovia, tomando cuidados redobrados ao entrar em pontes, fazer retorno ou voltar para a pista, em caso de parada. Cuide também da segurança dos pedestres, em movimentação nos locais de travessias, como escolas, comércios, centros religiosos e aglomerados urbanos.

Antes de sair em viagem pela BR-381/MG, verifique o funcionamento dos limpadores de para-brisa. Eles são fundamentais para dirigir com segurança. Cuide também dos pneus, pois se estiverem carecas ou mal calibrados dificultam a aderência com o asfalto, causando acidentes.

A sinalização vertical e horizontal definitiva instalada nos bordos da rodovia devem ser obedecidas, respeitando os limites de velocidade fixados. Nos desvios é proibida a manobra de ultrapassagem, respeitando os locais de travessia para pedestres. Nas chuvas torrenciais, não é seguro parar o veículo no acostamento. O ideal é procurar abrigo em locais fora das pistas.

Nas obras de duplicação da BR-381/MG, o lote 7, que percorre os municípios mineiros de Itabira, Nova União e Caeté, tem todo o segmento de pistas já duplicado. Porém, trabalhos renascentes e pontuais ainda são realizados. Já no lote 3.1, entre o km 288,40 ao km 317,00, (municípios de Nova Era, Antônio Dias e Jaguaraçu) ainda há obras de duplicação com trabalhadores e equipamentos nas pistas.