Chafariz da Cadeia Velha

Caeté é uma das mais antigas cidades mineiras. A pequena e tranquila cidade, retrata bem o passado de Minas Gerais. Para isso, a cidade conta com vasto patrimônio histórico, cultural e ambiental, com grande parte deste acervo ainda muito bem conservado.

Localizado na Praça João Pinheiro,o Chafariz da Cadeia Velha erguido pelos escravos em 1800, apresenta linhas e arabescos harmoniosos, trabalhados em pedra sabão. Esse chafariz é o resultado de obras públicas com o intuito de captar as águas vindas do Rio Jacu para o abastecimento do aglomerado urbano, e se diferenciavam radicalmente daquelas fontes privadas existentes no interior de residências mais abastadas.

No centro de seu paredão, um ornato de formato conchóide se abre, local por onde sai uma carranca mitológica, que possui uma bica mais larga que está atualmente desativada. Foi utilizado para captação de água potável para a população local, mas também para os animais, servindo de bebedouro quando ainda possuía um tanque ao seu lado: a pessoa bebia a água que em seguida escorria e caía no cocho de pedra que servia para os animais.




© COPYRIGHT 2018 GESTÃO AMBIENTAL BR-381/MG