Cachoeira Alta em Altamira - Nova União

16/06/2021 – O município de Nova União/MG foi criado pela lei nº 2.674, de 30 de dezembro de 1962, e possui os povoados de Altamira, Baú, Carmo e Nova Aparecida. Os nascidos no município são denominados 'unienses' (IBGE, 2017).

Conforme informações do Instituto Estrada Real, Nova União é integrante do Circuito da Serra do Cipó, do Circuito da Cachaça de Minas e da Estrada Real, possuindo diversas atividades turísticas.

O município possui diversas atividades turísticas, sendo uma delas a Cachoeira Alta em Altamira, povoado de Nova União. O site minasgerais.com.br informa que esta cachoeira é a mais alta do município, fazendo jus ao seu nome, e possui água limpa e clara em uma formação rochosa de quartzitos. Tem duas quedas d’água, a maior com cerca de 70 metros e a menor com 3 metros de altura. A trilha para chegar na cachoeira é de dificuldade moderada, não guiada, e pode levar até 40 minutos. No local é possível realizar caminhadas, banhos de cachoeira, e contemplação da paisagem.

Orientações: Em caso de chuva saia da cachoeira; evite a disseminação da Covid-19, use máscara, álcool em gel para higienização das mãos e pratique o distanciamento social. Não frequente espaços públicos recreativos caso esteja diagnosticado ou com sintomas da Covid-19.



Paredão da Cachoeira Alta em Altamira, Nova União, Minas Gerais. Fonte: Acervo pessoal.


Cachoeira Alta. Nova União/MG. Fonte: Acervo pessoal.


Vista da parte de cima da Cachoeira Alta em Altamira, Nova União, Minas Gerais. Fonte: Acervo pessoal.


Montante da Cachoeira Alta. Nova União/MG. Fonte: Acervo pessoal.


Parte Superior da Cachoeira Alta. Nova União/MG. Fonte: Acervo pessoal