BR-381/MG tem novos segmentos de passeios públicos construídos em Caeté

02/12/2021 – A BR-381/MG vem recebendo novos trechos de passeios públicos (calçadas) para compor os equipamentos para circulação segura de pedestres. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) segue, nas últimas semanas, com trabalhos construtivos de passeios públicos na travessia de Roças Novas, em Caeté (km 419).

Na passagem superior de acesso ao bairro, a autarquia está construindo, além das calçadas, todo o conjunto de equipamentos de segurança, entre eles faixas de pedestres, recuos no canteiro para divisão da via lindeiras e elementos de sinalização vertical (placas). Esse conjunto de dispositivos construídos pelo DNIT vai garantir a segurança e o conforto das pessoas que circulam por este segmento, nas vias laterais. Além disso, o viaduto construído no trecho tem anexo na estrutura espaço para circulação dos pedestres, sem que eles fiquem expostos ao fluxo de veículos nas pistas duplicadas.

Circulação segura para pedestres – Dentro das construções feitas na duplicação da BR-381, o DNIT tem como foco, dispor aos pedestres dispositivos para que eles possam circular de forma segura pelas vias laterais e cruzar a rodovia federal sem se expor ao tráfego dos veículos. Para isso, foram construídas, além das calçadas, três passarelas, alocadas no km 400,8, em Moretto, município de Bom Jesus do Amparo, no km 413,5, em Nova Aparecida (Nova União) com outra na travessia urbana do 421,3, em Roças Novas (Caeté). Com as passarelas, os pedestres têm mais segurança ao cruzar as pistas duplicadas.

As passarelas são equipamentos de segurança exclusivos para que os pedestres possam cruzar as quatro faixas de rolamento. São as últimas obras especiais a serem executadas, pois é necessário que o alargamento da rodovia esteja totalmente concluído. Além das passagens inferiores, os viadutos liberados no segmento são locais de travessia para pedestres, desde que respeitado o espaço destinado para os veículos.

O lote 7 da BR-381, duplicado entre os municípios mineiros de Barão de Cocais a Caeté, tem os 37 quilômetros de extensão totalmente duplicados, incluindo 11 obras de arte especiais (OAE) concluídas, sendo seis pontes, dois viadutos e três passarelas para travessia de pedestres. Além do lote 7, o DNIT já concluiu os lotes 3.2 e 3.3. A autarquia mantem trabalhos de duplicação no lote 3.1, entre o km 288,4 ao km 317.