BR-381/MG: Programa de Apoio às Atividades de Turismo e Lazer - Conheça o Palácio da Liberdade, BH

06/2022 - No final do século XIX, a cidade de Belo Horizonte foi planejada para ser a nova capital do Estado. A Praça da Liberdade foi o lugar escolhido para abrigar o centro administrativo e o Palácio da Liberdade foi construído para ser a sede e o símbolo do governo. A inauguração aconteceu em 1898 e, tendo sido palco de importantes acontecimentos políticos que marcaram a história de Minas Gerais e do Brasil, hoje é um dos principais cartões postais da cidade, despertando o interesse dos visitantes do Circuito Liberdade. A arquitetura eclética do Palácio da Liberdade, projetado pelo arquiteto José de Magalhães, reflete a influência do estilo francês, com requintes de acabamento e riqueza de elementos decorativos.

No interior do Palácio podem ser vistos os candelabros em bronze dourado, o piso em parquet (madeira), os lustres em cristal, os painéis alegóricos, os torreões, a beleza da escadaria principal encomendada a uma empresa da Bélgica e o rico mobiliário. Na área externa do Palácio encontram-se os jardins, projetados originalmente por Paul Villon seguindo o estilo inglês e que passaram por reformulações ao longo do tempo, quando foram incluídos elementos decorativos como esculturas e fontes.

O palácio está localizado na Praça da Liberdade, s/nº, bairro Funcionários, Belo Horizonte (MG) e o telefone de contato é (31) 3224-1919. As visitas espontâneas são realizadas aos sábados e domingos, de 10h às 16h. Todas as inscrições devem ser feitas online e são gratuitas. Os visitantes que não seguirem esse procedimento e se apresentarem na portaria, caso tenham interesse na visita interna, terão sua visita condicionada às vagas disponíveis. Informações e inscrições: www.appa.art.br/palaciodaliberdade.

As visitas tem duração estimada de 40 minutos. Os jardins também receberão visitantes, com grupos de até 15 pessoas, às 10h15 e 13h15. O agendamento deverá ser feito no site www.sympla.com.br/appa. As regras de visitação estão disponíveis no link a seguir: https://www.appa.art.br/palaciodaliberdade/regras-de-visitacao.

As informações deste texto foram retiradas do site oficial do palácio (http://circuitoliberdade.mg.gov.br/pt-br/espacos-br/palacio-da-liberdade”

Para mais informações, acesse http://circuitoliberdade.mg.gov.br/pt-br/visite-br.


As informações deste texto foram retiradas do site oficial do palácio (http://circuitoliberdade.mg.gov.br/pt-br/espacos-br/palacio-da-liberdade”



Crédito: Palácio da Liberdade