BR-381/MG: mudas e sementes são doadas a projetos de reflorestamento

Ações de preservação ambiental ocorrem em paralelo às obras de ampliação de capacidade da rodovia



O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), por meio da Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-381, em Minas Gerais, já doou mais de 900 mil mudas e sementes das plantas da região, que são posteriormente aproveitadas em projetos de recuperação de áreas degradadas. As ações de preservação ambiental são realizadas em paralelo à execução da obra, que é considerada prioritária pelo Governo Federal por melhorar a segurança viária desta rodovia de tráfego intenso, que faz a ligação entre o Nordeste e o Sul do país.


Desde 2016, o DNIT executa o projeto de resgate das mudas e sementes nativas que, depois de identificadas e acondicionadas, são enviadas para o viveiro de mudas do Instituto Estadual de Florestas – IEF, em Governador Valadares (MG). Já foram coletadas e doadas em torno de 914 mil mudas e sementes para o IEF, que faz o cultivo desse material e encaminha para projetos de recuperação de áreas degradadas por meio de reflorestamento, enriquecimento e restauração florestal.


A coleta das sementes acontece em toda região próxima das obras, buscando contemplar a maior diversidade genética de plantas encontradas. Ela se concentra nos meses de agosto a janeiro, época de seca, quando ocorre a maior produção de sementes da região. 


Entre as variedades de espécies nativas doadas pelo projeto estão: Cambuí, Chapéu de sol, Jacarandá caviúna, Sapucaia, Copaíba, Jatobá da mata, Jacarandá branco, Sapucaia, Pau ferro, Açoita cavalo, Jatobá da mata, Jacarandá branco, Ipê amarelo, Ipê rosa, Canjerana e Pau jacaré Jerivá.


Assegurar o plantio das mudas em áreas de reserva ou de reflorestamento contribui para criar condições favoráveis à manutenção da vida dos organismos e animais que precisam dessas plantas nativas para se alimentar ou se abrigar de outras inter-relações ecossistêmicas.



© COPYRIGHT 2018 GESTÃO AMBIENTAL BR-381/MG