BR-381/MG: conheça o Programa de Segurança e Saúde da Mão de Obra

07/10/2020 - Dentre os programas socioambientais desenvolvidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nas obras de duplicação da BR-381/MG, há o Programa de Segurança e Saúde da Mão de Obra. Ele é dividido em quatro subprogramas que trabalham em sintonia para desenvolver um ambiente seguro para os profissionais envolvidos nas obras, distribuídos em todas as frentes de serviço. As ações de supervisão ambiental para este programa são realizadas pelo consórcio Skill-MPB Engenharia.

O Subprograma de Segurança no Trabalho age para garantir, por ações preventivas, a integridade física e a saúde do trabalhador, funcionários terceirizados, fornecedores, contratantes, visitantes que atuam direta ou indiretamente na construção de novas pistas e obra de arte especiais (OAEs). O programa trabalha na implantação de medidas para controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, condições e no meio ambiente de trabalho na indústria de construção, evitando ou reduzindo os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais.

Já o Subprograma de Segurança nas Obras visa a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores pelos riscos causados por agentes físicos, químicos e biológicos em ambientes de trabalho na construção. Assim, as ações desse item visa reconhecer os riscos ambientais aos quais os trabalhadores estão expostos, além de trabalhar para evitar/reduzir os acidentes com animais peçonhentos e prevenir os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais.

No Subprograma de Prevenção de Riscos Ocupacionais o objetivo geral é prevenir os riscos de acidentes de trânsito, transporte e uso de máquinas e equipamentos em movimentação em todas as frentes de obras entre Governador Valadares e Belo Horizonte. Aqui, também se objetiva avaliar as medidas de proteção para o trabalho, capazes de garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e prevenir os riscos de acidentes de trânsito;

Por último, o Subprograma de Controle Médico e Saúde Ocupacional trabalha para prevenir e diagnosticar precocemente os danos à saúde decorrentes do trabalho. Com isso, as ações desenvolvidas preservam a saúde e integridade dos trabalhadores frente aos riscos dos ambientes de trabalho.

Todos os programas e subprogramas socioambientais desenvolvidos nas obras de duplicação da BR-381/MG são regidos pelo Plano de Controle Ambiental (PCA), que traça ações para reduzir ou eliminar os impactos das obras no meio ambiente, nas comunidades lindeiras e para os usuários em trânsito. Esse trabalho acontece em paralelo ao avanço das obras, em todos os lotes da duplicação.





© COPYRIGHT 2018 GESTÃO AMBIENTAL BR-381/MG