BR-381/MG: conheça o Programa de Controle de Ruídos e Vibrações

24/05/2021 – O Plano de Controle Ambiental (PCA), em desenvolvimento nas obras de duplicação da BR-381 em Minas Gerais, tem no escopo de ações a execução do Programa de Controle de Ruídos e Vibrações. O objetivo geral deste programa é garantir a redução na alteração dos ruídos e vibrações geradas durante a fase de obras, protegendo a saúde de trabalhadores e comunidades próximas das obras de duplicação na rodovia federal.

Os objetivos do programa vão além e preveem o supervisionamento da implantação e execução das atividades de controle e redução dos ruídos e vibrações, o monitoramento dos níveis de ruídos gerados nas obras, consulta para a população lindeira sobre os possíveis incômodos gerados por estas duas componentes ambientais, entre outros. O monitoramento de ruídos em comunidades lindeiras é realizado trimestralmente em 22 pontos distribuídos ao longo do trecho. Este grupo reúne as áreas de apoio (canteiros de obras, usinas de asfalto e concreto, pedreiras e jazidas não comerciais) e as frentes de serviço. Nestes locais a periodicidade de monitoramento é mensal, na condição que estejam ocorrendo atividades de obras em cada ponto.

Para a verificação, a equipe do consórcio Skill-MPB Engenharia, Gestora e Supervisora Ambiental do empreendimento, usa um medidor de nível de pressão sonora – decibelímetro, sempre calibrado. Ele é colocado em locais diversos, como áreas de residências rurais, residencial urbana ou de hospitais ou de escolas, áreas de atividades comerciais, entre outras. Toda a logística de aferição do Programa de Controle de Ruídos e Vibrações segue metodologias estabelecidas por órgão de verificação e padronização, como ABNT.

Todos os programas e subprogramas socioambientais desenvolvidos nas obras de duplicação da BR-381/MG são regidos pelo Plano de Controle Ambiental (PCA), que traça ações para reduzir ou eliminar os impactos das obras no meio ambiente, nas comunidades lindeiras e para os usuários em trânsito. Esse trabalho acontece em paralelo ao avanço das obras, em todos os lotes da duplicação.