Lote 3.1 terá trechos de obra liberados para trânsito


As obras no Lote 3.1 da BR-381/MG seguem avançando no ritmo programado, e com a conclusão do trecho conhecido como “binário pista nova”, está programado para os próximos dias a liberação do trânsito em cerca de 12 km de pista simples em pavimento de concreto, incluindo a liberação de dois túneis (Lote 3.3) e uma ponte.

De acordo com o DNIT e o Consórcio BRASIL/MOTA/ENGESUR, responsável pelas obras no trecho que compreende os Km 288 ao 344 em Antônio Dias, nos próximos meses será liberado um desvio de 12km em pista simples. Esse desvio se dará desde o km 303 conhecido como “Fazenda Paracatu” até o km 314 “Ponte da Prainha”. O desvio é de grande importância para a obra, pois além de colocar em funcionamento os túneis Antônio Dias e Prainha, ambos do lote 3.3 concluídos em Outubro de 2015, irá possibilitar que a construtora recupere e finalize, em aproximadamente 6 meses, o trecho do binário da pista existente, para duplicar totalmente esse segmento.

Túneis Antônio Dias e Prainha


Concluídos em Outubro de 2015, os túneis Antônio Dias e Prainha fazem parte do Lote 3.3, juntos formam uma extensão de 1.240m em pista dupla. Nesse momento da obra o trânsito nos túneis será liberado em pista simples, possibilitando a reforma da rodovia existente. De acordo com o consórcio responsável, os túneis serão sinalizados, iluminados e durante o período que funcionar em pista dupla contarão com a presença de guincho e ambulância para atender possíveis intercorrências.

Ponte Prainha

Além da liberação dos túneis, outra importante Obra de Arte Especial (OAE) será liberada para o tráfego de veículos. Situada no Km 314, a nova ponte da Prainha receberá futuramente o tráfego sentido Belo Horizonte em pista totalmente duplicada. Durante o período do desvio, a ponte receberá o trânsito nos dois sentidos, enquanto será realizada a demolição e construção de nova ponte “Engenheiro Mascarenhas”, conhecida por diversos acidentes ao longo dos anos.


#lote31 #andamentodasobras #lote3 #dnit #br381

© COPYRIGHT 2018 GESTÃO AMBIENTAL BR-381/MG