Educação Patrimonial no Bairro Bom Destino


ATIVIDADE EDUCATIVA EM SANTA LUZIA É PARTE DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM CONJUNTO COM AS OBRAS NA BR-381


Cerca de 60 alunos da Escola Municipal Jaime Avelar Lima, do bairro Bom Destino, em Santa Luzia participaram de palestra sobre arqueologia, no dia 17 de abril na própria rede de ensino. A atividade foi desenvolvida pelo DNIT, por meio da empresa que faz a gestão ambiental da obra de duplicação e revitalização da BR-381, com o objetivo de promover e valorizar o conhecimento dos patrimônios da região.

A ação foi dividida em duas etapas: na primeira parte foram repassados conceitos de arqueologia e patrimônio, seguidos de diversos exemplos. Por fim, foi feita uma atividade prática que englobou pintura rupestre em painel, simulação de escavação e criação em argila.

NOVOS SABERES

Responsável pela atividade, a arqueóloga Isadora Teles explicou aos alunos que antes de iniciar as escavações da obra na BR-381 Norte, foi feito um trabalho arqueológico na região, onde foram encontradas mais de 2 mil peças abaixo do solo. “A maioria do material encontrado era de cerâmica. Após catalogados, os objetos foram encaminhados para o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de MG – IEPHA, para estudos de datação e acervo de museus”, explicou.

A diretora da escola, Daisy Maria Moreira, elogiou a ação desenvolvida e ressaltou a importância do conhecimento para os alunos. “Todo tipo de informação que agrega valor e estimula o aprendizado dos estudantes, a escola recebe de braços abertos. Já tivemos outras ações realizadas pelo Concilia BR-381 e Anel na escola e elas são sempre bem-vindas”. Mais de 750 alunos são atendidos na escola, que funciona nos três turnos e é a única rede de ensino pública que atende o bairro.

Moradora do bairro Bom Destino desde que nasceu, a estudante Tainara Braga, de 11 anos, contou sobre sua participação na atividade: “Nunca tinha visto nada disso e a parte que mais gostei foi a apresentação das imagens dos ossos e dos objetos antigos feitos com pedras”.

EMPREENDIMENTO

Santa Luzia é uma das 21 cidades que a obra de duplicação e revitalização da BR-381 Norte abrange. A comunidade do bairro Bom Destino foi toda selada em 2016 e os moradores cadastrados no Programa Concilia BR-381 e Anel. É considerada uma região prioritária em função do número de moradores com alta vulnerabilidade social.

Atividades que envolvem educação patrimonial e ambiental são realizadas periodicamente nas escolas dos municípios que ficam no trecho de Belo Horizonte a Governador Valadares.

#educacaopatrimonial #concilia #dnit #br381

© COPYRIGHT 2018 GESTÃO AMBIENTAL BR-381/MG