Museu de Arte e História de Nova Era



Construído no século XVIII, o Museu Municipal de Arte e História de Nova Era pertence e é mantido hoje pela Administração Municipal. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 17/12/1973, conta, atualmente com mais de 500 peças, de tipologia diversificada e estado de conservação variados: objetos de cunho religioso; peças sacras; peças que fazem parte da história da cidade.

O museu teve seu história iniciada ainda na década de 60, quando o movimento, encabeçado pelo novaerense Elvécio Eustáquio da silva buscou recursos para a elaboração de um museu na cidade. Durante os anos foram recolhidas peças para compor o acervo do museu, porém o acesso pela população ainda era restrito. Em 1978 o museu foi efetivamente inaugurado, utilizando o espaço da Igreja Matriz de São José. Somente em 13 de janeiro de 1993, após várias mudanças de locais, o museu passou a se localizar no casarão onde se encontra atualmente.

O espaço hoje reúne peças e documentos relacionadas à história do município, o acerco é constituído em sua grande maioria, por doações de famílias novaerenses. No museu é contado ao visitante um pouco da história da cidade, através de objetos tradicionais relacionados à atividade rural, liturgia da Igreja Católica, coleção de fotos representativas da evolução da região e peças que permitem reconhecer as características e manifestações populares dos cidadãos novaerenses.

O museu está aberto ao público, com visitação gratuita, diariamente de 12h às 18h, alémde promover visitas guiadas à alunos de escolas de Nova Era e cidades próximas.

Serviço:

Praça da Matriz, nº30, Nova Era – MG

Tel: 3861-4228/ 3861-4200

#turismo #novaera #museu #br381 #meioambiente #gestaoambiental

© COPYRIGHT 2018 GESTÃO AMBIENTAL BR-381/MG