Igreja Matriz São José da Lagoa em Nova Era

Atualizado: 23 de Jul de 2019


Construída no ano de 1754 a atual Igreja Matriz São José da Lagoa foi concebida inicialmente como capela. Por volta de 1766 a mesma foi transformada em igreja, pois seu espaço não comportava mais a população local que havia aumentado muito. Desde então, a igreja construída no período colonial, passou por processos evolutivos e foi ampliada e redecorada no final do século XVIII. A maior transformação realizada na parte física da construção ocorreu no momento de sua passagem de capela para paróquia, em 1848. A partir daí outras reformas foram executadas com o intuito de se preservar o patrimônio histórico da cidade.

Considerada hoje um dos maiores símbolos da cidade de Nova Era, a Igreja Matriz de São José é um patrimônio tombado pelo IPHAN. No adro, ao lado da escadaria de acesso, existe uma pedra com inscrição, “R N M 11-05-1891” (iniciais e data de nascimento), que é lápide do túmulo de Raimundo Nonato Drumond.

Atualmente a paróquia dispõe de uma cópia em gesso da imagem de São José da Lagoa, para uso em procissões e eventos externos. O objetivo dessa imagem é preservar a imagem original localizada no altar-mor da igreja.

Outras informações sobre a Igreja Matriz São José da Lagoa podem ser encontradas no site oficial da Prefeitura de Nova Era.

Fonte: Departamento Municipal de Cultura e Turismo de Nova Era

#turismo #novaera #gestaoambiental

© COPYRIGHT 2018 GESTÃO AMBIENTAL BR-381/MG