Igreja Matriz de São Gonçalo do Rio Abaixo


Localizada em ponto estratégico da cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, lote 6, a Igreja Matriz, está localizada a 900m da BR-381/MG. Construída em 1733 está diretamente ligada com a formação urbana da sede do município.

A Igreja está implantada no ápice da região do município, em uma praça composta por um cruzeiro, jardins, coreto e chafariz. Sua localização destaca imponência na paisagem, o que favorece sua utilização pública e religiosa, destacada pela relevância cultural desenvolvida ao seu redor.

Em 1871 a Igreja se destacou após a construção do cruzeiro à sua frente, considerado àquela época como o maior do estado de Minas Gerais. O monumento carrega em sua haste central e traves laterais símbolos que contam partes do calvário de Jesus. No ano de 2011 a Igreja recebeu uma reforma em sua estrutura, incluindo esteios de sustentação, em uma das torres, assoalho e telhado. Uma curiosidade que chamou a atenção, foi que durante o processo de remoção do assoalho foram encontradas sepulturas, constatando a antiga prática católica de sepultar pessoas no interior dos templos.

Fonte: Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo e Paróquia São Gonçalo


© COPYRIGHT 2018 GESTÃO AMBIENTAL BR-381/MG