Alunos da Unileste visitam obras de duplicação do Lote 3.1 da BR-381/MG



No dia 05 de outubro, 35 alunos do curso de Engenharia Civil do Unileste visitaram as obras de duplicação do Lote 3.1, trecho situado em Antônio Dias. Os alunos foram acompanhados pelo professor da instituição de ensino, Edson Araújo, e pelo engenheiro Daniel Augusto, do consórcio BRASIL/MOTA/ENGESUR.

Os estudantes visitaram pontos da rodovia onde estão sendo realizadas atividades de terraplanagem e drenagem, além dos trabalhos de construção civil nas pontes e túneis.

No início da visita, os alunos receberam orientações e kits de segurança. Guiados pelo Engenheiro Ambiental do consórcio, Daniel Augusto, os estudantes puderam conhecer a estrutura do canteiro de obras e o funcionamento da Usina de Concreto. Seguindo para as frentes de obra, foi apresentado o processo construtivo das pontes do Ribeirão Severo II e Piracicaba, além das atividades de terraplanagem, cortes, taludes, drenos, tipos de contenção e as etapas da pavimentação para liberação das pistas. Os alunos puderam também conhecer o túnel Antônio Dias, a partir da apresentação dos processos de desmonte de rochas para perfuração, do acabamento interno, da pavimentação, das obras de drenagem e das medidas tomadas para atenuar o impacto ambiental no local das obras.

A visita possibilitou apresentar aos alunos a aplicação prática do conteúdo aprendido em sala de aula, que envolvem os temas: atendimentos às normas e cuidados com segurança no trabalho, planejamento e cronograma de obras, movimentação de terra, cortes e taludes, drenagem e contenção, pavimento de concreto, túneis e pontes, concepção e modelos construtivos de obras viárias, controle tecnológico do concreto, central de concreto e tantos outros assuntos.

Para o professor Edson, a visita foi de grande aprendizagem para os alunos. “Verificamos, junto aos presentes, o entendimento e a possibilidade de integrar os conhecimentos de várias áreas da Engenharia Civil, como topografia, geologia, materiais de construção, drenagem, concreto armado, construção civil e muitas outras”, afirma o professor.

#meioambiente #educacaoambiental #gestaoambiental #lote31 #lote3 #dnit #br381

© COPYRIGHT 2018 GESTÃO AMBIENTAL BR-381/MG