Igreja Matriz São José do Operário – João Monlevade



A Igreja Matriz São José do operário está localizada no município de João Monlevade e é considerada o principal cartão postal da cidade atualmente. Construída durante a 2ª Guerra Mundial, a igreja é a única no mundo em formato de V. Localizada no centro industrial da cidade, a Matriz se destaca por sua arquitetura e por ser rodeada por uma mata e uma gruta dedicada à nossa Senhora de Lourdes.

A história da Igreja está atrelada à 2ª Guerra (1942/1945), quando por solicitação da Companhia Siderúrgica Belgo Mineira, fora construída em formato “V Disfarçado” em alusão à Vitória, saudando o fim da guerra.

No início da década de 40, com a expansão da Belgo Mineira, a empresa assegurava aos seus trabalhadores e famílias assistência médica, educação e moradia, cumprindo sua função social. Na época a igreja se tornou símbolo da formação religiosa dentro da comunidade, quando entre 1942 e 1946 a siderúrgica providenciou a compra de todos equipamentos, sinos, imagens e móveis para a igreja. O Padroeiro da Igreja “São José” fora escolhido para representar os pais de famílias monlevadenses que em sua grande maioria eram metalúrgicos.

Sua história é marcada por tradicionais festas religiosas que mobilizam os cidadãos da cidade e de cidades vizinhas, como a vinda das Missões, Semana Santa, Corpus Christi e a Festa do Padroeiro. Desde o ano 2000 a igreja de São José Operário é considerada templo de peregrinação oficial durante o ano Santo, utilizada para meditar.

#turismo

© COPYRIGHT 2018 GESTÃO AMBIENTAL BR-381/MG