Como funciona a gestão ambiental de uma obra de infraestrutura do DNIT


Em todas as obras de infraestrutura de transportes que executa, seja no modal rodoviário, ferroviário ou hidroviário, o DNIT busca a preservação do meio ambiente nos seus aspectos físicos, bióticos e socioeconômicos, realizando constantes levantamentos da situação ambiental, que são necessários para atender ao licenciamento ambiental.


Para atender toda a complexidade e a grande transversalidade de órgãos e ações que envolvem a legislação ambiental é fundamental que o DNIT incorpore a gestão ambiental de forma eficiente, gerenciando um conjunto de diligências para o manejo integral do sistema.

A questão ambiental , no entanto, está inserida em todas as etapas das obras rodoviárias, hidroviárias e ferroviárias, desde a concepção do projeto, passando pela criação, elaboração e execução, até chegar na operação.


Na fase de planejamento, são aplicados estudos que consideram os aspectos socioambientais no desenvolvimento do projeto de engenharia, identificando medidas mitigadoras dos impactos que o empreendimento gera. Esses estudos incluem o meio físico, biótico e aspectos socioeconômicos da área, promovendo assim sólido conhecimento da biodiversidade local.

No acompanhamento e finalização das obras, são desenvolvidas mais de uma dezena de programas ambientais que têm por objetivo, além de mitigar e compensar, assegurar diversos benefícios ambientais e sociais, promovendo, efetivamente, o desenvolvimento sustentável do país.

Coordenação de Comunicação Social – DNIT

#gestaoambiental #dnit

© COPYRIGHT 2018 GESTÃO AMBIENTAL BR-381/MG